A Polícia Civil apreendeu medicamentos anabolizantes que seriam vendidos de forma ilegal em São Luís. Segundo investigações, a carga de anabolizantes, que é oriunda do estado de São Paulo, tinha destino os bairros Jardim das Margaridas e Cohatrac, situados na capital.
A operação iniciou ainda na sede dos Correios, em uma fiscalização conjunta entre as instituições citadas, culminando com a apreensão de parte do material e identificação do destinatário, e após um árduo trabalho investigativo foi possível localizar a residência em que estariam guardadas grande quantidade do mesmo material anabólico.
As equipes policiais encontraram ainda no local, uma pistola com carregador e uma caixa contendo vários documentos de procedência ilícita. As investigações continuam afim de que sejam identificados e presos todos os outros autores e cumplices do referidos crimes cometidos contra a saúde pública e outros.
A venda de anabolizantes no Brasil não é totalmente ilegal. Segundo uma lei federal de 2000, somente farmácias e drogarias podem comercializar o produto e, mesmo assim, apenas sob prescrição médica.
Pelas regras da Anvisa, os estabelecimentos que não cumprem a legislação podem ser multados em R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão e perder o alvará sanitário. A pena para quem falsificar, corromper ou adulterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais é de 10 a 15 anos anos de prisão.