De acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), divulgada nesta terça-feira (23), 57,1% dos consumidores maranhenses devem presentar no dia de Natal. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de novembro em São Luís.
O número é maior do que em relação ao ano passado, quando somente 50,5% dos entrevistados apresentaram intenção de presentear durante o período natalino. Em 2019, 41,6% das pessoas entrevistadas afirmaram que não iriam presentear, já em 2021, este número deve chegar a 26,%.
Segundo a Fecomércio, a pesquisa apontou que 38,6% dos consumidores tem a intenção de gastar mais de R$ 400 com os presentes de natal, um aumento de 15,7% em relação ao ano passado. O valor médio de compra, neste ano, é de R$ 483.
Para a federação, o cenário de boa recuperação sinaliza que a época será uma das melhores dos últimos dois anos para o comércio, devido a redução das medidas restritivas contra a Covid-19.
Perfil do consumidor
O consumidor que deve ir às compras tem um perfil ‘mais gastador’, segundo a Fecomércio. O levantamento aponta que as mulheres são maioria e cerca de 57,2% delas tem a intenção de comprar presentes de Natal.
Em relação a faixa etária, os consumidores mais preferíveis de comprar possuem idades a partir de 36 anos. Em segundo lugar, aparecem os consumidores entre 21 e 35 anos.