O Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão realiza, na manhã desta sexta-feira (17), operação em seis municípios maranhenses de combate a fraudes licitatórias.
Cerca de 15 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Lago do Junco, Lago da Pedra, Coroatá e Bom Jesus das Selvas. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Lago da Pedra.
Batizada de ‘Grinch’, a operação apurou fraudes em processos licitatórios para contratação de empresas, no município de Lago do Junco, entre 2014 a 2020. Nesse período, foram movimentados mais de R$ 17 milhões, entre empresas investigadas e a prefeitura, segundo a investigação.
Tem sido recorrentes operações da Polícia Federal que focam as fraudes em licitações. Em geral, envolvendo prefeituras. Isso mostra que é preciso haver uma fiscalização constante na execução de contratos dos órgãos públicos municipais. A julgar pelo número de investigações em curso, a prática parece ser bastante comum e os procedimentos, bastante fragéis.