A Assembleia Legislativa do Maranhão promulgou lei que determina adequação em sessões nos cinemas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Pela norma, batizada de Sessão Azul, estes locais devem oferecer, no mínimo, uma sessão por mês, adaptada para este público.
O som mais baixo, as luzes acesas e a exibição de propagandas ou trailers são algumas das diferenças entre as seções adaptadas e as convencionais. A adaptação inclui ainda permissão da circulação de pessoas pelo interior da sala, bem como a entrada e saída durante a exibição do filme.
Além de promover a inclusão social e estimular o crescimento pessoal de quem possui o Transtorno do Espectro Autista, a lei garante acesso a momentos de lazer a este públicos, nestes espaços, e de forma adequada. A lei representa ainda uma forma de garantir a este público o acesso a direitos, que são comuns às demais pessoas.
As sessões devem ser identificadas com o símbolo mundial do Autismo – um quebra-cabeça composto de várias cores, representando a complexidade do transtorno. Os cinemas da capital terá 90 dias para se adaptarem e cumprir a norma.