Mais um período chuvoso que inicia no Maranhão e municípios históricos começam a sentir os prejuízos. População das cidades de Imperatriz, Pedreiras e Benedito Leite já sofrem com os efeitos das chuvas que tomam a região em torno dos rios Tocantins, Parnaíba e Mearim.
Por conta da cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz, cerca de 34 famílias estão desabrigadas e outras 14 desalojadas e precisaram se abrigar com parentes e amigos. Foram iniciados trabalhos para retirada de moradores próximos às margens do Rio Tocantins. O nível do rio ultrapassou os nove metros acima do normal.
Outras cidades atingidas são Benedito Leite, onde a cheia do Rio Parnaíba deixou residências submersas; e Pedreiras, que já está sob monitoramento dos Bombeiros, por conta da cheia do Rio Mearim e todo ano, no período de chuvas, sofre com as enchentes.
Com a previsão do aumento das chuvas e com mais intensidade, os números de desabrigados e os prejuízos para as famílias em áreas de risco, aumentarão ainda mais.
Equipes da Defesa Civil, órgão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, prosseguem com os monitoramentos, atendimento a pessoas desabrigados e na prevenção de acidentes.