Pacientes com sintomas gripais têm lotado hospitais em São Luís e na Região Metropolitana. Pelo menos quatro unidades de saúde tiveram registro de lotação: UPA do Vinhais, do Parque Vitória, Maiobão e Socorrinho do São Francisco.
De acordo com especialistas em saúde, a ilha está vivendo uma situação sazonal de gripe, que ocorre sempre no início do período chuvoso. Ainda assim, é preciso estar atento aos sintomas.
“Muita gente procurando os serviços de saúde satura a demanda, mas na verdade essa é uma questão sazonal. Normalmente de janeiro até março há um aumento expressivo nesses casos em toda São Luís”, Daniel Saraiva, coordenador de Vigilância Epidemiológica.
No dia 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou o primeiro caso confirmado por laboratório de Influenza subtipo H3N2 no Maranhão. Se tratava de um menino, de 10 anos de idade, que já se recuperou.
Apesar dos casos na Ilha de São Luís não terem confirmação de que são relacionados ao H3N2, os cuidados a serem tomados seguem os mesmos em relação ao coronavírus: Lavar as mãos, manter distanciamento e usar máscara.
No caso de doenças relacionadas ao vírus da gripe, um dos perigos é o avanço da doença de forma a se caracterizar uma Síndrome Respiratória Aguda Grave. que já teve 175 registros no Maranhão somente em 2021. O número de mortes já é o maior dentre todos os estados do país: 40 registros.