Mais de 24 horas de chuvas marcaram o último dia de 2021 e abriram o ano de 2022, em São Luís. A capital apresentou vários pontos de alagamentos. Com isso, o ano novo já entra conhecendo problemas antigos de alagamentos na capital. Bairros com histórico de alagamentos como Coroadinho,
Além de São Luís, o Corpo de Bombeiros alerta para as chuvas em todo o Maranhão e, principalmente, com a cheia dos rios que banham as cidades do estado.
Na região do Médio Mearim, como Trizidela do Vale e Pedreiras estão sendo monitorados pela Defesa Civil, uma vez que existe uma tendência de elevação do volume do rio Mearim. Já na região do Alto Mearim, o aumento considerável no volume do rio gerou transtornos para os moradores do município de Formosa da Serra Negra.
Na região de Imperatriz, o nível do Rio Tocantins continua com tendência de subida e famílias estão sendo levadas para abrigos na cidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, na sala de Situação, informações meteorológicas estão sendo analisadas por técnicos da Defesa Civil Estadual, a fim de que possam ser repassadas às equipes operacionais distribuídas nas regiões de risco de todo o Maranhão.