No Maranhão, os prejuízos causados pelo período das chuvas intensas deixaram 779 famílias desabrigadas ou desalojadas. O número é do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), atualizado nesta segunda-feira (10). Seis municípios já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano e Formosa da Serra Negra.
Em Imperatriz, o nível do rio Tocantins subiu e chegou a marca de 9,60 metros. No município, 244 famílias estão desabrigadas ou desalojadas.
Em Mirador, o rio Itapecuru apresenta tendência de baixa, mas ainda acumula grande volume, marcando o nível de 4,78 m. Alguns povoados ainda estão isolados. Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, o nível do rio Mearim está perto da cota de inundação. Em decorrência do aumento do volume do rio, as cidades permanecem em alerta.
Bombeiros e agentes das prefeituras já trabalham na retirada de algumas famílias dos locais de maior risco. Cerca de 100 abrigos públicos estão prontos para ocupação.
Além das equipes operacionais e do constante monitoramento das condições do tempo e volume dos rios, o CBMMA segue prestando apoio técnico aos municípios. São promovidas ações legais para Decretação de Situação de Emergência e solicitação de auxílio aos afetados.
Os bombeiros também distribuem cestas básicas, medicamentos e fazem o transporte de famílias e de profissionais das áreas isoladas.