Os prejuízos com as chuvas e enchente do rio Tocantins ainda atormentam moradores do condomínio Colina Park, em Imperatriz. Neste sábado (15), um grupo se reuniu para retirar veículos do local, todos tomados pelas águas. Foi improvisada uma espécie de canoa, feita com tambores, para conseguirem carregar os carros e driblar a área que permanece inundada. Equipes da Defesa Civil ajudaram no trabalho.
O número de famílias atingidas pela cheia do rio, praticamente, dobrou em uma semana. De 231, agora são 411, de acordo com a última atualização feita pela prefeitura e divulgada neste sábado. E a previsão das autoridades é que o nível do rio suba, ainda mais, neste fim de semana, pois a chuva permanece, junto com aumento da vazão da Hidrelétrica de Estreito, que impacta diretamente na cheia do Tocantins e nas enchentes na cidade.
A última medida do nível do rio estava em 10,75 metros, acima do marco zero, com vazão da hidrelétrica de 18 mil metros cúbicos por segundo. Nesse ritmo, a previsão da Defesa Civil é que nível eleve em cerca de 30 centímetros, nas próximas horas. As autoridades mantêm o alerta e equipes do Corpo de Bombeiros vão auxiliar no resgate e suporte às famílias atingidas.
Em todo o município, já somam 1.531 pessoas impactadas pela cheia do rio – desabrigadas ou desalojadas. As áreas mais afetadas são os bairros Caema, Beira Rio, Areal, Vila Leandra e o loteamento Colina Park.