Esperança para as centenas de famílias afetadas com as enchentes do rio Tocantins, causadas pelas chuvas fortes em Imperatriz. Nesta segunda-feira (17), a Defesa Civil informou que houve uma baixa no nível das águas. O rio, que chegou a 10,80 metros acima da marca zero, agora voltou a 10,75.
Após dias consecutivos de elevação, de acordo com a Defesa Civil, o nível do rio voltou para a marca de 10,75, cinco centímetros a menos da medição do domingo (16). Apesar de parecer pouco, a redução mostra uma tendência de que possa diminuir, ainda mais, o seu volume. Para as pessoas prejudicadas, uma esperança de que possam voltar à suas rotinas.
Mesmo com a baixa do nível do rio, o número de famílias desabrigadas e desalojadas na cidade continua o mesmo dos últimos dois dias – 419. Destes, 193 famílias estão em abrigos municipais e 226 em casas alugadas e de parentes. São cerca de 1600 pessoas em situação de vulnerabilidade, por contas das enchentes.
Entre os mais prejudicados, ainda estão tendo que conviver com as águas em suas residências, moradores do loteamento Colina Park e dos bairros Caema, Beira Rio, Areal, Vila Leandra. Equipes do Corpo de Bombeiro e Defesa Civil com apoio das prefeitura, mantêm o auxílio e atendimento às famílias que estão em abrigos e só sairão dos locais, quando o nível do rio permitir o retorno das pessoas às suas casas.