A procura pelos testes de Covid-19 fez faltar o item na rede pública e, em alguns casos, também nos estabelecimentos privados, em São Luís. A prefeitura já havia suspendido as testagens em massa, desde a última semana, por não ter mais o produto e só irá retomar, quando receber um novo lote do Ministério da Saúde.
A testagem em massa da prefeitura foi realizada durante duas semanas, somando 70 mil testes na capital maranhense. Destes, 28% deram positivo para a doença. Na rede estadual, uma nova etapa do serviço deve ser disponibilizado nesta terça-feira (18), em ambulatórios, mas, que ainda serão informados pela Secretaria de Estado de Saúde.
A disparada da procura em busca dos testes da Covid-19, se deu em razão do grande aumento dos casos da doença na capital e cidades adjacentes. Mesmo com as duas doses da vacina, e algumas pessoas, até com a terceira dose, os sintomas da virose voltaram e todos recorreram à testagem como primeira medida para se medicar ou não. Agora, não há testes para todos e, prioridades e critérios, foram determinados pelas gestões estadual e municipal.
Na rede particular – farmácias e laboratórios – o teste chega a custar mais de R$ 100.
Atendimentos
Devido à escassez do item, só são disponibilizados testes a pessoas com indicação médica de internação hospitalar ou que já estejam internadas. A população com os sintomas recorrentes de gripes, permanecem se tratando nos Centros de Atendimento às Síndromes Gripais e Unidades Mistas, além dos Prontos Socorros do Anil, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Rural e do Socorrinho do São Francisco; E na rede estadual, no Hospital das Clínicas Integradas (HCI), para situações também específicas.