O número de famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes causadas pelas chuvas, em todo o Maranhão, diminuiu. Somam 1.392, menor do que na última semana. A informação é de boletim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), divulgado nesta segunda-feira (24).
Quanto ao número de cidades, agora são 17 a decretar situação de emergência. São elas: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra, Vila Nova dos Martírios, Fortuna, São Luís Gonzaga, Parnarama, Buriti Bravo, São Roberto, Lagoa Grande do MA, São Pedro da Água Branca, Colinas e Santa Quitéria.
Imperatriz, apesar da baixa do nível do rio Tocantins, ainda mantém o estado de calamidade e necessita de apoio às famílias. No local não há mais áreas alagadas, segundo o Corpo de Bombeiros. O rio baixou o volume das águas e nesta segunda-feira (24), ficou em 5,85 – bem abaixo da cota de inundação e com tendência de mais redução. Algumas famílias já estão retornando para suas casas.
Equipes do bombeiro e Defesa Civil mantêm a atuação no apoio ao retorno destas pessoas para suas residência.Outros 15 municípios são monitorados pela Defesa Civil. Locais onde pessoas precisavam ir para abrigos públicos, já foram realocadas; assim como as que já puderam voltar para suas casas, foram auxiliadas no transporte seus e de pertences.