Os agentes de limpeza que prestam serviços para a Prefeitura de São Luís suspenderam a greve, na noite desta segunda-feira (24), após reunião com representantes da Prefeitura de São Luís e a empresa São Luís Engenharia Ambiental, que se comprometeram em realizar os todos os pagamentos devidos até a próxima terça-feira (1º). Porém, apesar do fim da paralisação, ainda há muito lixo acumulado em ruas da capital.
A sujeira já pode ser vista em boa parte da cidade, como na Avenida Camboa, situada na área central de São Luís, onde os resíduos sólidos estão sendo espalhados pela calçada, causando incômodo com a sujeira e mau cheiro.
O lixo também na Avenida Kennedy, no bairro de Fátima. No espaço, o lixo está sendo depositado de forma irregular no canteiro de obras. Imagem parecida também pode ser observada na Rua Grande, principal centro comercial da capital maranhense.
O lixo também foi despejado irregularmente nas calçadas das Ruas de Santana e Raiol, atrapalhando desta maneira a passagem de pedestres nas regiões.
Paralisação
Os trabalhadores que realizam a coleta de lixo em São Luís paralisaram as atividades, nessa segunda-feira (24), para reivindicar o pagamento de diferença salarial de três meses, referente ao reajuste dado a categoria em 2020.
Segundo o Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (SEEAC-SLZ), aproximadamente 1.180 trabalhadores da empresa São Luís Engenharia Ambiental paralisaram as atividades em São Luís, o que representa a paralisação de 100% da categoria. Com isso, a capital maranhense ficou a segunda-feira (24) sem coleta de lixo.
Na noite dessa segunda (24), a Prefeitura de São Luís informou, por meio de nota, que já havia “entrado em contato com a empresa responsável pelo serviço de limpeza pública, para que a mesma regularize as pendências com os trabalhadores e os serviços sejam retomados o mais rápido possível”.
Por meio de nota, a SEEAC-SLZ afirmou que os trabalhadores encerraram a greve ainda na noite desta segunda, depois de uma reunião com representantes da Prefeitura de São Luís e a empresa São Luís Engenharia Ambiental, as quais se comprometeram com a categoria em realizar os pagamentos da diferença salarial até a próxima terça-feira (1º).
“O Sindicato de Asseio e Conservação ressalta que irá acompanhar, se de fato esse compromisso vai ser cumprido. Caso os pagamentos devidos na caiam nas contas dos trabalhadores, até a data prevista, o movimento grevista será retomado. Diante do acordo feito, o serviço de limpeza pública voltou a ser realizado nesta terça-feira (25), em toda a Grande São Luís”, afirma o sindicato em nota.