Um caminhoneiro, de 43 anos, suspeito de estar envolvido em diversos furtos qualificados de cargas, foi preso no bairro Cohama, em São Luís. O homem é acusado de integrar uma organização criminosa responsável por desvios de cargas, falsificação de documentos e falsas comunicações de crimes.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Maranhão, por intermédio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC) da SEIC, em operação Conjunta com apoio à Delegacia de Investigações Gerais (DIG Barretos) de São Paulo. A operação também cumpriu 37 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisões temporárias nos Estados de São Paulo, Paraná e Ceará.
A investigação aponta que os caminhoneiros desviavam cargas de alimentos e bebidas das empresas e depois realizavam boletins de ocorrências falsos, relatando que tinham sido assaltados. De acordo com as investigações, foram identificadas ao menos 74 ocorrências falsas registradas por 20 motoristas envolvidos na organização criminosa, entre os anos de 2019 e 2020.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Santa Bárbara D’Oeste – SP; Arapongas – PR; Bela Vista do Paraíso – PR; Rolândia – PR; Apucarana – PR; Londrina – PR; Ibiporã – PR; Mandirituba – PR; São José dos Pinhais – PR; Fazenda Rio Grande – PR; Curitiba – PR; Balsa Nova – PR; Campo Largo – PR; Matinhos – PR; Cruzeiro do Oeste – PR; Fortaleza – CE; e São Luís – MA.