O comércio lojista de São Luís não irá funcionar na segunda, 28, e na terça, 1º de março, Dia de Carnaval, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). As lojas só devem reabrir as portas no dia 2 de março (Quarta-feira de Cinzas) a partir das 13 horas.
Porém, caso haja, por exemplo, algum decreto estadual ou municipal inesperado que determine suspensão de festas carnavalescas privadas, a Fecomércio pode revisar o decreto e autorizar abertura das lojas durante o período.
Shoppings e supermercados vão funcionar com horários especiais por conta da data. Bancos e casas lotéricas terão o serviço paralisado. Os serviços de urgência, emergência e transporte público serão mantidos.
O Governo do Estado determinou, por decreto, ponto facultativo nos órgãos da administração, nos dias 28 de fevereiro (Segunda-feira de Carnaval), 1º de março (Terça-feira de Carnaval) e 2 de março (Quarta-feira de Cinzas). Até o momento, não houve decisão sobre as tradicionais festas de Carnaval – se serão canceladas ou não.
Já a Prefeitura de São Luís cancelou a programação oficial do período, justificando a pandemia da Covid-19.
Supermercados
Os supermercados devem ter funcionamento normal durante todos os dias de carnaval. De acordo com a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), cada supermercado está livre para abrir e fechar no horário que desejar durante o período carnavalesco.
Shoppings
No sábado (26), o horário de funcionamento dos shoppings será normal. No domingo (27), as lojas e quiosques não abrirão, apenas a praça de alimentação e a área de lazer funcionarão normalmente, das 12h às 22 horas.
Na segunda e terça de Carnaval, as lojas e quiosques ficarão fechadas, mas a praça de alimentação e área de lazer funcionarão das 12h até as 20h. Já na quarta-feira de Cinzas, o funcionamento dos shoppings vai iniciar a partir das 13 horas.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na segunda (28) e terça de Carnaval (1º) não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (2), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências
As contas de consumo (água, energia, telefone e carnês com vencimento em 28 de fevereiro ou 1º de março, poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 2.
Correios
Até esta sexta-feira (25), todas as unidades de atendimento funcionarão e a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país será feita normalmente. Já na segunda (28) e terça-feira (1º) não haverá atendimento nas agências, nem ocorrerá a entrega de objetos postais, em função do Carnaval. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também não funcionará nestas datas.
O atendimento e as entregas serão retomadas na quarta-feira (2), quando as agências abrirão a partir das 12h, e a CAC atenderá normalmente das 8h às 20 horas. Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios na internet.
Transporte público
Segundo a Prefeitura de São Luís, todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transporte Urbano que se destinam ao Centro de São Luís deverão operar, a partir das 12h do sábado (26) até às 12h de quarta (2), com frota total prevista para os dias uteis.
O transporte semiurbano e Expresso Metropolitano, coordenado pelo Governo do Maranhão, também estará com a totalidade da frota disponível para o período carnavalesco. O governo promete intensificar o serviço das 23h às 4 horas da manhã.
Energia elétrica
A Equatorial Energia Maranhão informou que as agências ficarão fechadas nos dias 28 e 1º, retornando as suas atividades no dia 2, das 13h às 17 horas.
Órgãos públicos
A Prefeitura de São Luís informou que, em virtude do Carnaval, os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março serão pontos facultativos nos órgãos do Poder Executivo Municipal, incluindo Autarquias e Fundações Públicas. O expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na quinta-feira (2). Apenas os serviços públicos considerados essenciais serão mantidos, como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito, dentre outros.
No Governo do Estado, órgãos essenciais – saúde, polícia e bombeiros – permanecerão em funcionamento durante o período de Carnaval; enquanto os demais órgãos entrarão em recesso, voltando a funcionar na quinta-feira (3).