Rodoviários do transporte público de São Luís e empresários do setor não chegaram a um acordo sobre a greve na capital. Após mais uma audiência de conciliação, realizada na sexta-feira (25), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-MA), a categoria mantém o movimento.
De acordo com o Ministério Público, apesar dos avanços ao longo das últimas semanas, desde quando o movimento grevista foi iniciado, não houve um consenso em relação as reivindicações dos rodoviários em torno da Convenção Coletiva de Trabalho, que garante os direitos da categoria.
Além dos sindicatos, participaram das negociações representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Secretaria de Governo de São Luís (SEMGOV), Procuradoria do Município e Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).
Aumento das tarifas
Antes da audiência, a Prefeitura de São Luís anunciou o reajuste das tarifas de ônibus. O Município afirmou que iria manter, parte do auxílio emergencial aos empresários da categoria, realizando o repasse de R$ 1,5 milhão.
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema) disse que, mesmo com o reajuste nas tarifas e a manutenção de parte dos auxílio, os empresários continuam afirmando que não têm condições de atender a categoria.
O MPT-MA afirmou que continua aberto para a negociação consensual entre patrões, empregados e o poder público.