O sétimo dia da guerra na Europa começou com fortes ofensivas russas em território ucraniano. Na manhã desta quarta-feira (2), um dos principais alvos das tropas do presidente Vladimir Putin continua sendo Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, que sofre com ofensivas pesadas desde o fim de semana.
O exército ucraniano disse, pelo Telegram, que paraquedistas russos pousaram em Kharkiv na madrugada desta quarta. Pelo menos dois prédios pegaram fogo e parte de um deles desabou.
As tropas russas também se aproximam da capital Kiev, disse o prefeito Vitali Klitschko em um vídeo publicado no Facebook. Ele afirmou que uma igreja foi atingida e combates foram registrados em cidades próximos. O prefeito falou que as autoridades defenderão a capital e pediu à população ucraniana que “não percam a resistência”.
O Ministério da Defesa da Rússia disse ter tomado o controle da cidade de Kherson, ao sul da Ucrânia, também nesta quarta-feira. Autoridades ucranianas admitem o cerco, mas negam o controle. “As divisões russas das Forças Armadas tomaram o controle total do centro regional de Kherson”, falou o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov.
Kherson tem mais de 250 mil habitantes e fica ao norte da Crimeia.