Reduziu em 25,78%, o número de assaltos a ônibus na Região Metropolitana de São Luís, no período de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao ano de 2021. Os dados são Secretaria de Estado Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), divulgados na sexta-feira (7). A queda nos registros é fruto da execução de uma série de ações, com foco na prevenção e combate destes casos.
Segundo a SSP-MA, foram registradas 913 ocorrências a coletivos no período, em 2022; enquanto que em 2021, essas ocorrências totalizaram 1.230. As ações de combate a estes casos são executadas pela Polícia Militar, em atuação integrada com os demais grupamentos do sistema de segurança pública.
O titular da Segurança Pública, Sílvio Leite, pontuou que “as estratégias complementam a metodologia de trabalho da polícia, com fins a garantir a efetividade das ações e a segurança de quem utiliza o transporte coletivo”. O secretário destaca ainda que são ações permanentes e que cobrem toda a Região Metropolitana de São Luís, sempre com integração das polícias.
“O trabalho planejado, organizado e integrado das polícias têm resultado em maiores êxitos no combate à criminalidade e violência. A segurança da população é um direito e uma prioridade da gestão. Combatendo as ocorrências a coletivos, garantimos o direito de ir e vir com tranquilidade”, frisou o secretário de Segurança, Sílvio Leite.
Operações como a Catraca, que consiste na abordagem a pessoas que utilizam os coletivos e que tem como intuito evitar condutas delituosas contra os usuários do transporte público, além de fazer apreensão de objetos ilícitos. Outra ação da SSP-MA, a operação Busca Implacável, com policiamento dando cobertura nos corredores tradicionais de transporte, em pontos de ônibus e nos bairros. Alem destes, há monitoramento regular de áreas mapeadas com mais casos.