O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, em São Luís, teve aumento de 2,06%, impactado pelo setor de transportes, alimentação e bebidas. No ano, o indicador acumula alta de 3,98% e nos últimos 12 meses registra alta de 12,22%.
No caso dos transportes, a alta foi puxada, principalmente, pelo aumento nos preços dos combustíveis (9,90%), com destaque para gasolina, que teve o maior impacto individual no indicador geral. Com isso, o índice do IPCA de março foi ainda maior do que o registrado em fevereiro (1,33%).
Alimentação e bebidas ficaram em 2,24%; habitação responde por 1,39%; e os transportes, 4,82%. No grupo dos alimentos e bebidas, a alta foi devido ao aumento nos preços dos alimentos para consumo em domicílio. A maior contribuição foi de tomates e demais frutas.
O IPCA calculado pelo IBGE se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos e abrange 16 regiões: as dez principais regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.