O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou para quarta-feira (3), a eleição para compor a Mesa Diretora da Casa. A estratégia teve objetivo de ganhar tempo diante da pressão de partidos de oposição, que ameaçaram travar a pauta de votações, caso Lira mantivesse decisão de tirá-los da composição da Mesa.
Após vencer a eleição ontem, Lira anulou a composição da Mesa que havia sido montada e avalizada pelo agora ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ). Nesta terça, porém, Lira fez uma proposta aos nove partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), que ficou em segundo lugar na disputa à presidência da Casa.
Em conversa nesta terça-feira (2), Lira e oposição chegaram a um acordo sobre a nova formação da Mesa. Partidos de oposição terão direito a ocupar dois cargos na Mesa, além de duas das quatro suplências. Além da presidência da Câmara, conta com duas vice-presidências e quatro secretarias, que gerenciam diferentes fatias do orçamento da Casa e têm diferentes atribuições.
A primeira vice-presidência ficará com Marcelo Ramos (PL-AM); a segunda-vice presidência ficará com André de Paula (PSD-PE); a primeira secretaria com Luciano Bivar (PSL-PE); a segunda secretaria com Marília Arraes (PT-PE); a terceira secretaria ficará com o deputado Marcelo Nilo (PSB-BA); e a quarta secretaria com Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).
Lira ofereceu duas vagas titulares na Mesa, a metade do que estava previsto inicialmente. E manteve as duas suplências que seriam destinadas à oposição. Para o bloco que apoiou Baleia, o movimento de Lira foi interpretado como um recuo após a ameaça de obstrução de pautas, o que poderia gerar um impasse político no início do mandato de Lira no comando da Casa.
O PT, que perderia a primeira secretaria e ficaria com a segunda, que cuida de premiações e honrarias, estágios, e passaportes diplomáticos. O Republicanos, que apoiou a eleição de Lira e é próximo do Planalto, cobiça a primeira secretaria, que cuida de requerimentos de informações destinados aos demais poderes, de recursos administrativos, da ratificação de despesas, do credenciamento de profissionais visitantes e do recebimento de correspondências.