Uma audiência pública vai discutir, nesta quinta-feira (11), a criação de uma unidade de proteção para uma área de 21 Km² dos Lençóis Maranhenses, na cidade de Santo Amaro, a 251 km de São Luís. A audiência foi proposta após constantes registros de turismo irregular na região, o que traz riscos para as pessoas e meio ambiente.
As infrações motivaram a Prefeitura de Santo Amaro a propor uma audiência pública para discutir com a comunidade local a criação de uma unidade de conservação municipal. Esse diálogo vai ser na Câmara de Vereadores da cidade. Também foram chamados representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, (ICMBIO), responsável pela gestão do parque, Ministério Público e outras entidades.
Segundo a professora Doutora em Direito Ambiental, Isabela Pearce, é preciso que a população se conscientize sobre o uso sustentável dessa área para que ela possa continuar se perpetuando. “Para que essa área tenha turismo, tenha usos tradicionais, tudo tem que ser feito de uma forma sustentável para que, inclusive, perdure, no tempo e não acabe daqui a 10, 15 anos ou menos”.
A bióloga Évilli Ribeiro Novaes diz que os riscos do turismo ilegal nos Lençóis Maranhenses vão desde a insegurança para os turistas ao impacto no meio ambiente e defende educação e fiscalização. “As pessoas precisam conhecer as normas e as regras de atentar em unidade de conservação. É importante também que os órgãos fiscalizadores atuem de forma mais dinâmica nas regiões”, disse.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo de Santo Amaro, até o fim do ano de 2022, são esperados cerca de 160 mil visitantes na cidade. O número é maior do que no ano de 2021 e demonstra a necessidade de proteger tamanha riqueza natural.