Com aulas na modalidade remoto, as escolas públicas da rede estadual deram início ao ano letivo de 2021. Nesta etapa, estudantes das escolas de tempo integral da rede já utilizam a modalidade. Os estudantes de 2ª e 3ª série das 78 escolas de tempo integral, desde a segunda-feira (8) assistem às aulas remoto. Neste conjunto estão incluídas 23 Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) e 55 Centros Educa Mais, alcançando quase 25 mil estudantes.
O primeiro dia de aula na Unidade Plena do IEMA de São Luís/Centro, contou com programação de acolhimento, participação de alunos egressos, apresentação de vídeo de acolhimento (Núcleo Socioemocional IEMA) e da Equipe Escolar, apresentação dos novos colaboradores; apresentação musical, participação do Coral de Libras (Mãos que Encantam), dentre outras atividades.
O diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, destacou a importância do acolhimento para que sejam abordados aspectos dos modelos pedagógico e de gestão, que, segundo ele, são essenciais para a construção do projeto de vida dos estudantes.
“Hoje, as nossas escolas iniciaram suas atividades com o acolhimento, que é uma metodologia de êxito. Acreditamos que esse momento é bastante propício para explicarmos o nosso modelo pedagógico e de gestão aos novos estudantes. O acolhimento está sendo um sucesso”, disse. Alunos que entram na 1ª série, terão ainda data definida para o início das aulas, que depende da finalização do calendário acadêmico das redes municipais.
Matrículas nos municípios
Na próxima segunda-feira (15), o Governo do Maranhão abrirá as inscrições para os estudantes interessados em cursar a 1ª série do Ensino Médio Integral na rede estadual de ensino na capital, São Luís, e nos municípios de Imperatriz, Barra do Corda, Chapadinha e Itapecuru-Mirim.
No total estão sendo ofertadas 3.701 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integral em quatro Unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e em 21 Centros Educa Mais. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 19 de fevereiro, exclusivamente de forma online, pelo site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br/matricularedeintegral2021.