A Região Metropolitana de São Luís possui 95,45% das praias monitoradas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), através do Laboratório de Análises Ambientais (LAA), próprias para atividades recreativas. O dado pode ser acessado no último laudo de balneabilidade disponibilizado no site da SEMA, que compreende o período de 27/09/2021 a 25/10/2021, e monitorou 22 pontos.
O termo balneabilidade se refere à qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades desportivas em suas áreas. Por isso, a SEMA realiza coleta semanalmente nas praias Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’água, Meio, Araçagy, Olho de Porco e Mangue Seco.
Ainda em prol da qualidade da água e do bem estar e saúde dos maranhenses, a SEMA vem realizando ações como caracterização de novas placas de sinalização, coletas de dados e amostras em ponto de lançamento de efluentes, além de atividades de educação ambiental em praias com o objetivo de conscientizar ambulantes, donos de bares e banhistas quanto à poluição da orla.
Confira todos os pontos através do Mapa de Balneabilidade.
Processo de coleta até a sinalização das praias próprias
No processo de avaliação para determinar a qualidade das águas das praias, os técnicos da SEMA coletam amostras de água do mar e levam para o Laboratório de Análises Ambientais, onde são realizados os procedimentos técnicos para determinação aproximada do número de bactérias fecais no líquido.
A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme Escherichia coli ou enterococos presentes na água. Se a quantidade de bactérias superar o limite em, pelo menos, duas das cinco últimas medições, a praia é declarada imprópria. A determinação das áreas próprias e impróprias para banho seguem a resolução da CONAMA274/2000.
Para acessar o laudo de balneabilidade clique aqui.