A cidade de Balsas, no Sul do Maranhão, foi a mais quente do Nordeste no último domingo (24), junto com Oeiras, no Piauí, segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O município maranhense registrou 41,5ºC e ocupou, ainda, o quinto lugar no ranking de cidades com as mais altas temperaturas do país. Das 20 cidades mais quentes do Brasil levantadas pelo Inmet, Balsas é a única do Maranhão.
Onda de calor continua
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Inmet ampliar o alerta de “grande perigo” para o Maranhão e outros 10 estados, além do Distrito Federal, e estender o aviso até terça-feira (26).
De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana“.
A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
Cuidados básicos
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.