A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), disponibilizou os dados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021), no portal do órgão. O boleto deverá ser emitido no site da Semfaz, ou pelo atendimento digital, ou ainda retirado nos postos de atendimento da secretaria disponibilizados em diversos pontos da cidade. A primeira parcela e cota única vencem dia 7 de julho.
Os contribuintes que efetuarem o pagamento à vista terão 15% de desconto. Já os que optarem pelo parcelamento, poderão fazê-lo em até seis vezes com vencimento previsto para o quinto dia útil de cada mês, conforme o calendário.
Emissão do boleto
Para emitir o boleto do IPTU, o contribuinte deverá ter em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou o CPF cadastrado no sistema. Ao acessar o portal da Semfaz, no endereço eletrônico o contribuinte deve buscar o item ‘IPTU’, ou o banner do IPTU 2021, clicar nele, depois em ‘Emissão IPTU 2021’ digitar a inscrição imobiliária nova (17 dígitos), ou a antiga (16 dígitos), ou o CPF vinculado ao cadastro, digitar o código de verificação e em seguida em ‘Consultar débitos de IPTU’.
Os contribuintes que tiverem dúvidas ou qualquer dificuldade para a emissão dos boletos, deverão entrar em contato com a Central de Atendimento do IPTU, que estará fazendo todo o atendimento pelo WhatsApp ou ligação: (98) 99114-9142 / 99197-9893. E-mail: centraldeiptu2021@semfaz.saoluis.ma.gov.br.
O pagamento para contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro poderá ser efetuado em qualquer agência bancária; contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro – o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento ou App do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú. O contribuinte deverá estar atento às formas de pagamento identificadas nos boletos. Este ano, o imposto poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú.
Postos de atendimento
Os postos de atendimento da Semfaz farão apenas a emissão de boletos do IPTU. Demais demandas referentes ao imposto, o contribuinte deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do IPTU 2021 pelos canais eletrônicos de atendimento (WhatsApp, e-mail, ligação). Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455), não precisa agendar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas.
No Viva Cidadão (Shopping da Ilha), agendamento pelo site do Procon, de segunda-feira a sábado, das 9h às 21h; no Viva Cidadão (Golden Shopping), agendamento pelo site do Procon, de terça-feira a sábado, das 9h às 21h; no Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab), não precisa agendar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h; no Terminal de Integração do São Cristóvão, agendamento pelo site do Procon, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.
Calendário de vencimento do IPTU 2021:
1ª Parcela – 07/07
2ª Parcela – 06/08
3ª Parcela – 09/09
4ª Parcela – 07/10
5ª Parcela – 08/11
6ª Parcela – 07/12