Uma erosão causada pelo deslizamento de uma encosta no bairro São Raimundo, em São Luís, tem preocupado moradores do local. A Defesa Civil informou que enviará uma equipe na tarde desta quinta-feira (24), para averiguar a atual situação junto às famílias.
A enorme cratera, que vem aumentando com as últimas chuvas, se aproxima de cerca de 10 casas do bairro. De acordo com Moizés Cantanhede, morador há 30 anos da Rua Quinze, a área começou a deslizar quando começou a ser desmatada.
“A chuva tem sido muito forte e a queda d’água é muito grande, a gente não pode conter. Isso aqui é só areia, então quando tinha as árvores para proteger não caía, agora não tem, tá tudo desmatado e capinado”, diz Moizés.
Segundo Maria Aparecida Sousa, também moradora do bairro, quando chove, a água se acumula até a altura do joelho, impedindo até mesmo as pessoas de entrarem em suas casas.
“A água dá acima do joelho quando chove e tem que esperar essa água descer pra poder entrar, com isso tá abrindo essas crateras. Minha vizinha de frente já tá muito prejudicada, já tá bem próxima da casa dela. E a gente pede que eles ajudem, venham aqui e vejam realmente a situação”, diz ela.
Apesar da situação, um laudo da Defesa Civil Municipal feito em 26 de janeiro, antes do desmoronamento, não considerou a área como risco iminente. Segundo o laudo, a área de deslizamento ficava a 30 metros das casas.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) também vai enviar equipe técnica para avaliar as condições do local.