O navio mercante Forte de São Felipe, que tem bandeira brasileira e conta com 229 metros de comprimento, continua encalhado no litoral de São Luís e não há previsão para retirada da embarcação do local.
Foram duas tentativas de retirar o navio da lama mas sem sucesso, agora uma empresa privada deve apresentar um plano para desencalhar o cargueiro.
O navio que está em um canal de propriedade privada que dá acesso ao porto da empresa Alumar, está encalhado desde a manhã do último sábado (17). De acordo com a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), o navio Forte de São Felipe só poderá ser retirado do canal após a Empresa de Navegação Elcano SA, proprietária da embarcação, apresentar um plano de desencalhe que deverá contar com licenças ambientais e aprovação da Marinha. A Capitania dos Portos disse que continua acompanhando a situação do navio e que considera fundamental um planejamento criterioso, que garanta a segurança da navegação e previna a poluição hídrica.
Até o momento, as autoridades portuárias ainda não descobriram as circunstâncias e os responsáveis pelas falhas que causaram o encalhe do navio Forte de São Felipe. O resultado do inquérito sai em 90 dias.