O colorido forte e vibrante das bandeirinhas de São João já começou a dar um ar todo especial ao Centro Histórico de São Luís. A cidade já respira São João, e nesta sexta-feira (20), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), iniciou a montagem da decoração do São João 2022 na Praia Grande.
Além da Rua Portugal, vão receber a decoração de mosaico de bandeirolas o Centro Histórico, as ruas Djalma Dutra, da Estrela, a Rua da Alfandega (próximo à Feira da Praia Grande), e ainda a Ponte José Sarney (conhecida como Ponte do São Francisco). Na Praça dos Catraieiros (próximo à Casa do Maranhão), será montado um painel instagramável junino. Todo o trabalho deve ser concluído até a próxima sexta-feira (27).
Os responsáveis pela decoração são Maria Ylma Santana da Costa e o esposo, João Carlos Formiga Leite. Segundo Maria Ylma, além de São Luís, o casal está decorando mais 20 cidades. Algumas instalando e outras fornecendo as bandeirolas para eles instalarem, nem todas assim como São Luís, com a decoração de mosaicos.
“A técnica dos mosaicos foi evoluindo com o tempo. A cada trabalho, nós descobríamos um jeito melhor de fazer. Este ano estamos com mais demanda, e com menos tempo para produzir também”, disse a decoradora.
A novidade deste ano na decoração será o mosaico na Ponte do São Francisco, que nunca havia sido decorada. A última decoração no Centro Histórico foi em 2019, última realização dos festejos juninos oficiais do governo do Estado, antes da pandemia de covid-19.
“A realização do São João, depois de dois anos, era um momento muito aguardado. É um atestado de liberdade para todos nós, que passamos tanto tempo isolados”, disse Maia Ylma.
Para o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, se concretiza a realização do maior São João do Brasil, não apenas em termos de dias de programação, mas de locais em que vão acontecer os festejos, além de outros fatores que fazem a diferença nos festejos maranhenses.
“Voltar com um São João repleto de atrações, com espaços pulsando a cultura maranhense, é, além de gerar entretenimento para uma população ávida por essa festa, gerar emprego e renda para o trabalhador com a contratação e destinação de serviços, gerar retorno para o estado em termos de turismo. Nossas decorações são apreciadas por moradores e turistas e isso se torna um atrativo a mais para o São João do Maranhão”, disse o secretário.