Por conta das chuvas que em São Luís, vários bairros vem sofrendo com alagamentos e enchentes e deslizamentos. Para prevenir ocorrências mais graves, a Defesa Civil Municipal monitora, atualmente, cerca de 60 áreas consideradas de alto risco. Nesta quinta-feira (31), equipes permanecem visitando os bairros afetados.
Entre as áreas monitoradas estão Anjo da Guarda, Sacavem, Coroadinho, Anil, Vila Dom Luís, Ilhinha. O órgão tem atuado em conjunto com outras secretarias, por conta dos prejuízos que vem sendo causados pelas fortes chuvas.
A meteorologia aponta que, os meses de março e abril são, tradicionalmente, os mais chuvosos na capital e em toda parte norte do Maranhão. Este 2022, as águas estão mais intensas, e a Defesa Civil segue em alerta constante, e confirma que o número de áreas de risco monitoradas aumentou.
O superintendente da Defesa Civil Municipal, Alexandro Nogueira, afirma que os principais problemas na capital são alagamentos e deslizamentos. Além disso, há também as edificações com baixa qualidade construtiva pela cidade, que acabam sofrendo riscos de desabamento.
Em diversos bairros da cidade, casas ainda são ameaçadas pela erosão e a preocupação para os moradores aumenta com o período chuvoso.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que aguarda uma melhora no período de chuva para iniciar trabalhos de reparos e reconstruções em áreas afetadas.