As chuvas registradas na região sul do Maranhão causaram a destruição de parte de comunidades rurais, no município de São Domingos do Maranhão, na madrugada da segunda-feira (20).
Não houve feridos, mas as comunidades ainda contabilizam os danos ambientais e patrimoniais relacionados às bananeiras, laranjeiras, cana de açúcar e demais plantações que estão tomadas pela lama.
Segundo o advogado e ativista, Diogo Cabral, as regiões mais atingidas foram as mais pobres, como Vão da Natureza, Taquari e Riachinho. Uma das causas seria o desmatamento de boa parte da mata verde na região, realizada por fazendeiros, que teria aberto caminho para as chuvas chegarem até as comunidades.
A presidente do sindicato dos trabalhadores de São Domingos do Azeitão, Iraci Barros, estima que mais de 10 famílias ficaram prejudicadas.”O estrago foi grande, dessa vez foi maior que as outras. Quando desmatou, algum fazendeiro não fez as curvas de níveis, daí a água veio com muita força e fez todo o estrago. Famílias perderam praticamente tudo”, afirmou.
Ainda segundo as comunidades, até o momento a Prefeitura de São Domingos do Azeitão não tomou alguma atitude para ajudar as famílias prejudicadas. “A prefeitura arrumou a estrada e na primeira primeira chuva estragou novamente. E agora com esta chuva de ontem só está passando a pé”, completou Iraci.