A Companhia Barrica, do Maranhão, participa a partir de sexta-feira (2) até 10 de setembro, da Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha, na Espanha, em uma série de apresentações em solo espanhol.
O grupo formado por 30 integrantes, entre bailarinos, cantores e produção, embarcou na quarta-feira (31) para a Europa. Esta é a 20ª vez que o grupo viaja para apresentações internacionais. As mais recentes, aconteceram na Hungria e na Suíça, em 2018.
O grupo foi a convite da Associació Per La Difusió Del Folklore (Adifolk) e garantiram sua participação por meio da Federação de Festivais Internacionais de Dança (Fidaf Brasil), com sede no Rio Grande do Sul.
A viagem estava marcada para 2020, mas foi adiada devido a pandemia de Covid-19. Cerca de 16 bailarinos custearam suas passagens, sendo possível a participação deles no evento na Espanha.
“Como se trata de um festival que não banca as passagens dos artistas, ficaria muito difícil a nossa participação caso os bailarinos do Barrica não tivessem tido essa iniciativa. Estamos muito felizes e ansiosos para nos apresentar em um evento de grande visibilidade em toda a Europa. A Catalunha, diga-se de passagem, é a capital cultural da Espanha”, frisou Godão.
Junto com a Companhia Barrica, se apresentarão grupos folclóricos do México, Romênia, Bulgária e Quênia, além de diversos outros originários de cidades do entorno de Barcelona.