Brincadeiras e várias atividades educativas marcaram atividade do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) pelo mês das crianças. A agenda contemplou alunos do programa Bombeiro Mirim, Polo Ilha do Gato, em Humberto de Campos, que estiveram em São Luís nos dias 22 e 23 de outubro. O objetivo foi promover o trabalho em equipe e estimular a integração social. O programa, que está presente em 17 cidades, funciona há três décadas e este ano já beneficiou mais de 1,4 mil alunos.
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, ressaltou que “a realização dessa agenda na capital é uma extensão e reconhecimento do trabalho nas comunidades, por meio do programa Bombeiro Mirim, que tem um forte impacto social e contribui para estreitar a relação com a nossa corporação”. Ele acrescentou ainda que, “a troca de ideias e vivências é importante para o crescimento deles como indivíduos e grupo”.
As crianças vivenciaram uma programação diversificada, que incluiu visita a batalhões, práticas de combate a incêndio e salvamento em altura, recreação aquática, sessão de cinema e passeio cultural. O encontro também serviu de oportunidade para intercâmbio entre as crianças do polo do interior e capital.
“O Bombeiro Mirim é mais do que um programa educativo. É um caminho para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes em suas comunidades. E nós, do Corpo de Bombeiros, estamos compromissados em avançar com essa iniciativa e contribuir para um futuro melhor às nossas crianças”, enfatizou o coordenador geral dos Programas Sociais do CBMMA, tenente-coronel José Lisboa.
Diversão e aprendizado
Na terça-feira (22), as atividades começam pela manhã, com visita às instalações do Comando Geral, no Bacanga, onde almoçaram e conheceram a Auto Escada Magirus, veículo utilizado no combate a incêndios. Em seguida, fizeram um passeio em pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís, como casa de Nhozinho e o museu de paleontologia. A agenda encerrou com um lanche coletivo.
Na quarta-feira (23), após o café da manhã, as crianças participaram de uma instrução sobre combate a incêndios e aprenderam a manusear equipamentos utilizados nas operações. Seguindo a programação, houve recreação aquática com orientações de segurança nas praias. À tarde, as crianças se divertiram no Clube dos Oficiais dos Bombeiros, onde também tiveram uma instrução musical. Para encerrar as atividades, à noite, a turma curtiu uma sessão de cinema, no shopping.
A coordenadora do Polo Ilha do Gato, Mercedes Ferro, ressaltou que “a integração entre os polos é fundamental, pois cada um traz uma experiência única e, juntos, conseguimos potencializar os aprendizados. Este evento será um marco para todos nós”.
Os alunos compartilharam suas impressões, relatando a experiência única que vivenciaram. Para Ana Vitória, a animação foi grande. “Fiquei muito feliz e empolgada em conhecer o polo de São Luís e aprender mais sobre ser um bombeiro. Gostei de fazer novos amigos, participar de todas estas atividades e vou levar o que aprendi para minha comunidade”, enfatizou.
Patrícia Pereira ressaltou que “o Bombeiro Mirim ensinou a importância de ajudar os outros e esse evento vai ser incrível para compartilhar tudo o que aprendi e ver como outros jovens fazem a diferença”.
“Participar do Bombeiro Mirim é muito bom e eu gosto demais das atividades. Gostei de conhecer São Luís e o que fazem os bombeiros. Obrigado por essa oportunidade incrível!”, enfatizou Adrian Ramos.
Educação e cidadania
O Bombeiro Mirim faz parte do núcleo Programas Sociais do CBMMA. A iniciativa propicia formação técnica e de cidadania, tendo como missão preparar os jovens para serem agentes de transformadores em suas comunidades. O programa reforça valores essenciais como solidariedade e responsabilidade social. Com sua proposta educativa, o programa continua a crescer, impactando positivamente a vida de muitas crianças e adolescentes em todo o Maranhão.
No conjunto de atividades oferecidas estão aulas teóricas e práticas sobre o trabalho dos bombeiros, técnicas de salvamento e prevenção de acidentes; visitas às bases para conhecer de perto o cotidiano da profissão; treinamentos de primeiros socorros; campanhas de conscientização nas escolas e na comunidade; e ações recreativas que promovem o trabalho em equipe e fortalecem laços de amizade.