O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) promoveu aula de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal), no Cento de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão, no bairro Tibiri, nesta sexta-feira (12). O treinamento capacita o efetivo para combater incêndios em áreas de vegetação. A capacitação é fruto de convênio do Governo do Maranhão, por meio do CBMMA com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Essa é a nona edição do curso e o Maranhão é o quarto estado a ter esta ação implantada.
“É um momento para o efetivo se aprimorar com as novas técnicas de combate a incêndios florestais. Essa é uma instrução de nivelamento de conhecimento e o Conselho Nacional de Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros no Brasil gabarita a importância desse nivelamento. Com isso, o que é praticado em nosso estado deve ser o mesmo nos demais que participam deste treinamento e assim, as corporações poderão se ajudar mutuamente em caso de ocorrências, atender com mais qualificação e salvar vidas, que é o mais importante”, ressaltou o comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.
A Senasp disponibilizou instrutores de renome nacional, vindos de quatro estados – Ceará, Tocantins, Pernambuco e Maranhão. O órgão vai ofertar ainda apoio logístico para a formação da nova turma de profissionais que conta com militares do Maranhão e de outros três estados. Um total de 85 bombeiros militares participaram do treinamento.
Durante a capacitação foi simulado uma ocorrência de incêndio com as devidas estruturas de uma situação real para orientar os alunos sobre atitudes de controle, combate e também a prevenção destes casos. Foram utilizados equipamentos de combate a incêndio e também, meios alternativos para a extinção de fogo. “O objetivo principal é trazer técnicas e táticas novas, treinar o efetivo para que essas ocorrências possam ser controladas no menor tempo possível e vidas sejam salvas”, ressaltou o coronel Célio Roberto de Araújo. O treinamento de Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal acontece em período de estiagem no território maranhense, quando é mais propício para a propagação dos focos de incêndio. O treinamento é constante e a instrução com foco no combate à incêdio florestal ocorre, em geral, uma vez ao ano.