São Luís tem 60 áreas de risco que estão sendo monitoradas pela Defesa Civil Municipal, segundo a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Devido as fortes chuvas registradas nos últimos dias, as equipes estão em alerta e acompanham a situação na capital maranhense.
As equipes estão realizando vistorias diárias para avaliar os riscos existentes nesses locais. Em caso do aumento no nível de chuvas, as famílias que vivem nessas regiões, poderão ser retiradas e levadas para áreas seguras ou abrigos.
A orientação é que a população evite descartar lixo nas ruas de maneira inapropriada, para coibir a obstrução das galerias e córregos, que transbordam com o grande volume de água.
Em caso de risco, a população deve acionar a Defesa Civil por meio dos telefones (98) 99107-3550 e (98) 3212-8473.
Chuvas no Maranhão
As chuvas intensas que têm sido registradas nas últimas semanas no Maranhão, têm castigado inúmeros municípios. Centenas de famílias ficaram desabrigadas devido a cheias do Rio Itapecuru e Tocantins, no interior do estado.
Em Mirador, cidade a 485 km de São Luís, a cheia do Rio Itapecuru deixou a cidade praticamente debaixo d’água. A rua principal do centro comercial e nem o prédio da Câmara Municipal não foi poupado pela água.
O Corpo de Bombeiros de Balsas enviou uma equipe para a cidade de Mirador para auxiliar as famílias na remoção de seus bens. A Prefeitura está montando uma estrutura caso haja a necessidade de abrigar famílias que perderam as suas casas.
Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, a cheia do Rio Tocantins já deixou mais de 220 famílias desabrigadas. Durante a madrugada desta terça-feira (4), mais 25 famílias foram alocadas para abrigos improvisados pela prefeitura do município.