O desempenho da Mercedes na temporada 2022 e no começo da temporada 2023 da Fórmula 1 não influenciará Lewis Hamilton na decisão de permanecer ou não na equipe para 2024.
Em declarações publicadas nesta terça-feira (14) pelo site oficial da F1, o heptacampeão foi questionado a respeito de seu contrato com a equipe, que termina no fim do ano. E reagiu negativamente diante de insinuações a respeito do impacto do desempenho do carro atual em uma eventual renovação do compromisso.
“Isso, definitivamente, é gente criando rumores sem fatos. Isso nunca ajuda”, disse Hamilton. “Estou na Mercedes desde que tinha 13 anos. Mesmo tendo um ano difícil como tivemos no ano passado, continuo aqui. E independente de termos ou não um ano difícil neste ano, continuarei aqui”, completou.
A declaração não é indício de que Lewis Hamilton seguirá no grid em 2024 – as partes já conversam a respeito de um posto para o britânico na equipe para quando ele decidir se aposentar. Mesmo assim, o piloto se mostra motivado.
“Sou um lutador e lutamos como uma equipe. Eu amo o desafio de encontrar soluções e ainda acredito que posso colocar o carro em lugares que talvez outros não consigam. E eu amo o desafio”, afirmou. “É claro, eu gostaria que pudéssemos começar a temporada com um ótimo carro, mas é a jornada que realmente conta.”
A Mercedes começou a temporada 2023 somando 16 pontos no GP do Bahrein – dez com Lewis Hamilton, que foi quinto, e seis com George Russell, que foi sétimo. O time está atrás de Red Bull (43 pontos) e Aston Martin (23 pontos).