O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro de 2022. Em busca do governo do Maranhão, os partidos seguem com as negociações por alianças e alguns nomes já se lançaram como pré-candidatos.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista dos já declarados pré-candidatos ao governo do Maranhão:
Carlos Brandão (PSB) – Situação: Carlos Brandão possui formação em Medicina Veterinária. O político foi eleito como vice-governador na chapa com Flávio Dino, em 2018, e assumiu o governo estadual no dia 2 de abril, após a saída de Dino. Lançamento: a pré-candidatura foi anunciada no dia 1ª de fevereiro durante entrevista coletiva.
Edivaldo Holanda Jr. (PSD)- Situação: Edivaldo Holanda Jr é advogado e político. Em São Luís, foi prefeito por oito anos entre 2012 e 2020. Lançamento: a pré-candidatura foi anunciada no dia 8 de agosto de 2021 durante ato de filiação ao PSD.
Enilton Rodrigues (PSOL) – Situação: Enilton Rodrigues é engenheiro florestal. Na carreira política, já tentou ser vereador no município de Arame e deputado estadual. Atualmente, é presidente estadual do PSOL. Lançamento: a pré-candidatura foi oficializada no dia 5 de dezembro durante conferência eleitoral do partido.
Hertz Dias (PSTU) – Situação: Hertz Dias é professor de História e, em 2018, foi candidato à vice-presidência do Brasil. Ele também é co-fundador do movimento Hip Hop Quilombo Urbano, uma das mais antigas organizações de Hip Hop do Brasil e do Movimento Hip Hop Quilombo Brasil. Lançamento: a pré-candidatura foi anunciada no dia 7 de março, pelas redes sociais.
Josimar de Maranhãozinho (PTB) – Situação: Josimar de Maranhãozinho é empresário e já foi deputado estadual. Atualmente, é deputado federal. Lançamento: a pré-candidatura ainda não foi anunciada oficialmente pelo partido.
Lahesio Bonfim (PSC) – Situação: Lahesio Bonfim é médico e era prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes até março de 2022, quando precisou renunciar para ser candidato a governador. Lançamento: a pré-candidatura foi oficializada no dia 4 de abril durante evento do partido.
Simplício Araújo (Solidariedade) – Situação: Simplício Alves é graduado em análise de sistemas. De 2013 a 2015 exerceu mandato de deputado federal e também já comandou a Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão. Lançamento: a pré-candidatura ainda não foi anunciada oficialmente pelo partido.
Weverton Rocha (PDT) – Situação: Weverton Rocha atualmente é senador, mas já foi deputado federal e secretário Estadual de Esporte e Juventude no Maranhão. Também foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (Une) entre 2000 e 2001. Lançamento: a pré-candidatura foi anunciada no dia 1º de fevereiro, em entrevista coletiva.