Líder do bloco parlamentar Resistência Democrática (PSD/PT/PSB) e relatora da CPMI dos Atos Golpistas, Eliziane Gama (PSD-MA) foi eleita a melhor senadora por jornalistas e pelo júri do Prêmio Congresso em Foco 2023.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada nesta quinta-feira (21), em Brasíla (DF), e reuniu os melhores parlamentares na esfera federal (deputados e senadores) escolhidos pelo voto popular, avaliação de jornalistas e júri especializado.
“O processo democrático brasileiro é mais forte do que nunca”, disse a parlamentar ao receber o prêmio. Ela ressaltou que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro ‘não conseguiram destruir as instituições do Brasil, que cada dia mais, são mais fortes’, e dedicou o prêmio às mulheres premiadas na cerimônia, destacando a luta pela isonomia de gênero.
Eliziane Gama ficou na primeira colocação dentre os seis senadores que participaram da disputa, na avaliação de 25 jornalistas. De acordo com o Congresso em Foco, além de jornalistas, também participaram da escolha dos premiados o público, em votação na internet e um júri especializado. Ela foi homenegeada ainda por estar entre os mais votados pela Internet e na Região Nordeste.
A senadora maranhense também foi a mais bem avaliada na disputa com cinco senadores pelo júri especializado, composto por representantes do terceiro setor, da área empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco, na condição de entidade organizadora. Esta é a segunda vez que Eliziane Gama leva o prêmio, pois ela já havia conquistado a mesma categoria em 2020.