A equipe do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi vice-campeã mundial na 28º edição da ‘RoboWorld Cup and Summit’, maior competição de robótica do mundo que foi realizada nesta semana em Wolfenbüttel, na Alemanha.
O grupo é formado pelas estudantes maranhenses Johanne Soares e Vitória de Carvalho, do IEMA São Luís e, Ana Clara Barros, do IEMA Bacabal. A equipe ficou em segundo lugar, atrás de uma equipe da China. A diferença foi apenas de um ponto em uma prova chamada de ‘Missão Impossível’.
“Ter essa experiência nos incentiva a ir além e nos esforçar ainda mais”, contou a membro da equipe vice-campeã, Vitória de Carvalho.
Ao todo, a equipe conta com seis pessoas que representam o IFMA. Além as alunas, o time maranhense também conta com os estudantes Mateus Costa, do IEMA São Luís; Thauã Silva, do IEMA Bacabal e Markus Danyllo Silva, do IEMA São José de Ribamar.
Durante a prova, o robô controlado pelas maranhenses deveria se locomover por uma mesa e fazer movimentos dentro de áreas específicas para pontuar. As regras são surpresas e reveladas apenas algumas horas antes da prova começar.
As maranhenses vão participar de mais três provas na competição. São elas a ‘DRC Explorer’, ‘Cliff Hanger’ e outra etapa do ‘Missão Impossível’.
FIFA World Cup
A competição começou na segunda-feira (17) e segue até sexta-feira (21). Os jovens foram selecionados na etapa final da competição nacional que aconteceu em novembro de 2022 em São Luís e em Guarulhos (SP).
Das 105 equipes do Brasil, inscritas na competição, apenas 24 grupos em cada uma das duas cidades foram selecionadas para participar do mundial.