Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizaram uma vistoria na Lagoa da Jansen, na última segunda-feira (27). O espaço deve passar por uma intervenção, com investimentos de R$ 280 milhões oriundos do Governo Federal, para a retirada de lixo da Lagoa.
Um projeto prevê a construção de uma estação de tratamento de esgoto, além da modernização das comportas que garantem a renovação da água na laguna. A obra será executada pela Codevasf.
Há anos a Lagoa da Jansen apresenta problemas relacionados ao baixo nível da água, evidenciando ainda mais a poluição do local, provocada pelo esgoto sem tratamento despejado de forma direta.
Em 2015, o Governo do Estado – por meio da Caema – chegou a anunciar a despoluição da lagoa e das praias de São Luís. Para isso, seriam investidos mais de R$ 14 milhões, mas o problema não foi resolvido.
Em nota, o Governo do Maranhão alegou que já eliminou mais de 80 pontos de lançamentos de esgoto clandestino da Lagoa da Jansen. Sobre a obra anunciada pela Codevasf, informou que há inexistência de solicitações de licenciamento com finalidade de revitalização da Lagoa da Jansen por parte do Governo Federal.