Após dois anos sem o brilho das cores dos festejos juninos, das toadas e do balançar do Bumba Meu Boi mais contagiante do país, o Governo do Estado anunciou os preparativos para a programação do São João do Maranhão, nesta terça-feira (10).
O pontapé inicial já será no próximo dia 27 (última sexta-feira de maio), com um cortejo. E a programação oficial será de 2 de junho a 31 de julho, de quinta a domingo, para a maioria dos arraiais. O público evangélico também será contemplado, com o Arraial do Povo de Deus, no Parque do Rangedor, nos dias 1° e 2 de julho.
Os arraiais oficiais que receberão as mais de 500 atrações ao longo de dois meses, em datas específicas, são praça Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Cohama, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen e Convento das Mercês.
Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.
O principal evento artístico e cultural do Maranhão, apresentado pelo governador Carlos Brandão como “O Maior São João do Brasil”, visará obter um retorno quatro vezes maior que o investido, com arraiais descentralizados em vários pontos da Grande Ilha e em outros municípios do Estado. O Maior São João do Brasil conta com apoio cultural dos Supermercados Mateus e da Equatorial Energia.
O Maior São João do Brasil contará, também, com o trabalho em conjunto da SEAP – doação de matracas e outros; Setur – apoio na organização e disponibilização de serviços; SSP – segurança; Secom – apoio na divulgação do evento; Sedes – equipamentos do programa Mais Renda; e Sedihpop, com a disponibilização de intérpretes de libras.