O governador do Maranhão, Flávio Dino (PcdoB), editou um decreto que suspende eventos do governo do Estado entre quinta-feira (3) e domingo (6). Em anúncio na noite dessa terça-feira (1°), Dino ainda acrescentou que na sexta (03), será ponto facultativo no serviço público do Estado.
Segundo o governador, cada prefeito municipal deve adotar regras de acordo com a situação da cidade, sendo observadas regras gerais estaduais. Em outra postagem, Flávio Dino ressaltou sobre a fiscalização diária, que tem como objetivo garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.
Transferência de pacientes
O governador Flávio Dino afirmou, após reunião com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário maranhense que, caso a quantidade de leitos para Covid-19 continue baixa, os pacientes da Grande São Luís devem começar a ser transferidos para outras regiões do estado.
Durante a coletiva, o governador disse que, no momento, ainda não há decisão de lockdown e esclareceu que a situação atual não deriva da cepa indiana, pois ainda não há evidência de transmissão local da nova variante da Covid-19 no estado. Na ocasião, o governador anunciou que as medidas restritivas de combate ao coronavírus permanecem as mesmas.