O Governo do Maranhão reduziu, temporariamente, as consultas e as cirurgias eletivas no Maranhão devido ao aumento de casos de Covid-19 no Estado.
Segundo o secretário adjunto de Atenção em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Vinícius de Araújo, a medida visa diminuir os riscos de contágio e ampliar a assistência aos pacientes da Covid-19.
“Já vivemos esse cenário e houve a necessidade de reduzir os procedimentos e as consultas que não são de urgência. Essa é uma medida que tem a intenção de proteger os pacientes que buscam atendimentos nas nossas unidades e também deixar a rede preparada para atender os casos da Covid-19, sobretudo, os mais graves”, esclarece o secretário adjunto de Atenção em Saúde da SES, Carlos Vinícius de Araújo.
Conforme a portaria, as cirurgias eletivas serão reduzidas em 30% e apenas as cirurgias oncológicas ou aquelas em que o adiamento possa resultar risco de agravamento do quadro clínico do paciente serão mantidas.
A retomada integral de consultas e cirurgias eletivas, quando autorizadas, vai observar a ordem cronológica dos agendamentos.
Covid-19 no Maranhão
O Maranhão chegou a 375.086 casos de Covid-19 e 10.427 óbitos pela doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nessa terça-feira (18).
Segundo a SES, 523 novos casos e mais cinco mortes foram registrados nas últimas 24 horas no Estado. Dos novos casos registrados, 135 foram na Grande Ilha de São Luís, 51 em Imperatriz e 337 nas demais regiões do Maranhão.
As duas novas mortes foram registradas em Riachão (1), Buriti (1), Imperatriz (1), Igarapé Grande (1) e Carolina (1). Dois óbitos foram registrados nas últimas 24 horas e os demais aconteceram em dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam resultado do exame laboratorial para Covid-19.