Um novo formato de patrulhamento foi iniciado, na manhã deste domingo (31), na orla marítima da capital maranhense, pelo Corpo ide Guarda-Vidas da Guarda Municipal de São Luís, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Os profissionais do resgate colocaram no mar um bote, que ainda não havia sido utilizado pelas guarnições. Eles fizeram várias rondas até o Espigão Costeiro, sendo que alertaram os banhistas com relação a questões de segurança.
O bote possui um motor que pesa aproximadamente 50 quilos e suporta as fortes ondas do mar. Dentro dele, há dois remos, que ficam disponíveis caso os guarda-vidas fiquem à deriva devido a problemas no equipamento aquático. Também há nadadeiras e flutuadores salva-vidas, que são lançados na água para missões de salvamento. O alcance do bote vai depender da situação, pois, em flagrante de afogamentos, os profissionais se deslocam independente da distância para a faixa de areia.
De acordo com os guarda-vidas, a utilização do bote será mais intensa durante os fins de semana, quando o movimento na praia é maior.