O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça (22), um alerta amarelo de chuvas intensas para a região do Sul do Maranhão e parte do leste do estado. São 20 cidades que estão em alerta até às 10h desta quarta-feira (24).
Há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Existe um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Lista de cidades em alerta
Alto Parnaíba
Balsas
Barão de Grajaú
Benedito Leite
Fortaleza dos Nogueiras
Loreto
Mirador
Nova Iorque
Paraibano
Pastos Bons
Riachão
Sambaíba
São Domingos do Azeitão
São Félix de Balsas
São Francisco do Maranhão
São João dos Patos
São Raimundo das Mangabeiras
Sucupira do Norte
Sucupira do Riachão
Tasso Fragoso
Como agir em situações de chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade.
Se estiver dirigindo e perceber que seu carro pode ser levado pela chuva, desligue-o, abandone o veículo e procure um local seguro para se abrigar.
Raios
Durante tempestades e fortes raios, é indicado que você desligue aparelhos elétricos das tomadas e não fique próximo de árvores, janelas ou postes, pois estes podem atrair raios. Sempre se proteja em locais fechados.
É importante também que você priorize a sua segurança durante tempestades, portanto, nada de correr para tirar as roupas do varal. Outra dica importante é, se durante uma tempestade de raios o seu carro não correr o risco de ser levado por uma enchente, permaneça dentro do seu veículo, pois ele pode oferecer uma excelente proteção contra raios. Deixe para usar aparelhos telefônicos conectados a fio apenas em situações de emergência, pois caso o poste ou a rede telefônica sejam atingidos por um raio, a eletricidade pode se propagar até o usuário, atingindo-o.
Enchentes e inundações
Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo. Atente-se também em reunir amigos e familiares, e se abriguem em lugares seguros.
Deixe lanternas e baterias sempre por perto, pois você poderá ficar no escuro caso ocorra falta de energia.
E já que estamos falando de energia, postes e fios elétricos podem ser derrubados durante o momento de enxurradas, por isso, não fique com os pés na água para que não haja o risco de você ser eletrocutado.