O piloto João Afro representou o Maranhão no 10º Rally Serra Azul, válido como a penúltima prova do Campeonato Brasileiro de Rally Baja da Confederação Brasileira de Motociclismo. E na categoria UTV 1, principal categoria do campeonato, João Afro conquistou pódio na quinta colocação. Sem descanso no calendário nacional de competições de rally, João Afro já se prepara para disputar a ‘UTV Cup’, que será realizada neste sábado (09/11), em Arboville/ Jacareí (SP).
No Brasileiro de Rally Baja, João Afro encarou dois dias de disputas intensas em um circuito fechado, totalizando pouco mais de 240 quilômetros de prova. O percurso intercalou paisagens de plantação de eucaliptos e canaviais, em trechos arenosos e com lombadas. Os dois dias tiveram trechos cronometrados secos de levantar poeira e outros com piso molhado e escorregadio por causa de chuvas.
No primeiro dia de prova, sábado (02/11), João Afro pilotou bem até um trecho com pedras quebrar duas rodas traseiras do UTV. Ele precisou fazer 27 km com os pneus furados. Por conta desse imprevisto, o piloto perdeu um tempo valioso. Ainda no sábado, pilotando de forma mais cautelosa, João Afro completou o dia de competição em sexto lugar. No domingo (03/11), o piloto conseguiu um melhor desempenho e no somatório das quatro voltas (duas no sábado e duas no domingo), João Afro subiu posições e fechou o Brasileiro de Rally Baja no pódio, em quinto lugar.
“Foi um campeonato de muito aprendizado. Disputei com os melhores do Brasil, na categoria mais forte do campeonato. Fui muito persistente e estou feliz pelo pódio. Mais um troféu para o Maranhão. Tenho muito orgulho em representar esse Estado que me acolheu e eu amo muito. Agradeço minha família e amigos pela torcida. Obrigado aos amigos competidores, Cláudio e Lucas Alencastro por estarem na competição comigo, e a parceria do pessoal da GC Rally Team. E gratidão imensa aos meus patrocinadores por acreditarem no meu trabalho, Governo do Estado do Maranhão, Sedel, Grupo Mateus e o apoio da Playcar. Vamos para o próximo desafio”, disse João Afro.
Atualmente, João Afro é vice-campeão Piauiense de Rally Baja e também ocupa a segunda colocação no Campeonato Cearense da modalidade. João Afro é patrocinado pelo Governo do Estado do Maranhão e Grupo Mateus por meio da Lei de Estadual de Incentivo ao Esporte, e tem o apoio do Grupo Playcar.
- Competições de Rally Baja
No Rally Baja, o piloto disputa as provas em um circuito fechado, sem auxílio de planilhas e sem ajuda de navegador. A prova é toda sinalizada por placas. E os pilotos recebem um mapa que é colocado no GPS do veículo. Então, é o próprio piloto que desenvolve a função de navegador.
Organizador do Campeonato Maranhense de Rally Baja e Rally de Regularidade, João Afro explica que o rally baja é a modalidade que mais cresce no país.
“São vários os fatores para esse crescimento. Eu digo que a adrenalina para o piloto é maior, pois ele ainda desempenha a função de navegador. Ou seja, segue o GPS sozinho, controla as zonas de radar, os limites de velocidade, enfim o desafio é em dobro. No Maranhão, já temos dois anos de sucesso do Campeonato Maranhense de Rally Baja. A competição é organizada por nós, do time Maranhão Rally.”, analisa João Afro.
No mês de novembro, de 15 a 17, o Maranhão Rally realiza o Campeonato Maranhense de Rally de Regularidade. Já em dezembro, de 13 a 15, a organização realiza a final do Maranhense de Rally Baja. Nas duas competições, as categorias são carros, motos, UTV´s e quadriciclos. As inscrições podem ser feitas pelo site maranhaorally