O kitesurfista maranhense Bruno Lobo alcançou um feito notável ao subir ao pódio na competição de Fórmula Kite dos Jogos Pan-Americanos de 2023, cuja regata final ocorreu na tarde dessa sexta-feira (3), na Playa El Quisco, em Valparaíso, no Chile.
Bruno conquistou a sua segunda medalha de ouro na história dos Jogos Pan-Americanos, repetindo o título que havia obtido em Lima 2019.
Bruno Lobo, considerado o principal atleta de kitesurf das Américas e detentor de seis títulos nacionais, demonstrou seu domínio na Fórmula Kite do Pan 2023 desde a fase classificatória, onde venceu impressionantes 15 das 16 regatas disputadas, garantindo sua vaga na final com antecedência. Na decisão, o kitesurfista maranhense manteve seu desempenho excepcional nas águas chilenas e assegurou a medalha de ouro.
A conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023 coroa uma temporada notável de Bruno Lobo no cenário mundial do kitesurf. Além de garantir sua presença nos Jogos Olímpicos de 2024, após ficar no Top 10 no Mundial de Vela realizado em agosto, na Holanda, Bruno também obteve o quinto lugar no evento-teste da Olimpíada em julho, na Marina de Marselha, na França. Ele foi o único atleta da América do Sul na disputa e competiu contra os principais nomes da modalidade no mundo.
Antes de seus sucessos no Mundial e no evento-teste da Olimpíada, Bruno Lobo se destacou na Allianz Regatta, uma etapa da Copa do Mundo de Vela realizada no início de junho, em Lelystad, na Holanda. Nesse evento, o atleta maranhense se consolidou como o melhor kitesurfista das Américas e alcançou a nona posição na classificação geral da competição.
Em abril, Bruno também foi o atleta mais bem classificado das Américas, ficando em sétimo lugar entre os países e conquistando a 11ª posição na classificação geral do Troféu Princesa Sofia, um dos eventos mais prestigiados da vela, realizado em Palma de Mallorca, na Espanha.
Foto destaque: Bruno Lobo é considerado o principal atleta de kitesurf das Américas. Reprodução/Arquivo pessoal.