O Sampaio Basquete não conseguiu encerrar a série semifinal contra o Campinas-SP na noite desta segunda-feira (1º), e a decisão por uma vaga na final da LBF 2024 será definida no terceiro confronto entre as equipes. Em um jogo disputado no Costa Rodrigues, a equipe campineira dominou todos os períodos e venceu por 62 a 55, quebrando a invencibilidade do time maranhense em casa.
A vaga na final será decidida na quarta-feira, novamente no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, a partir das 19h30. O Campinas liderou o placar na maior parte do tempo, com o Sampaio sempre pressionando. As visitantes venceram o primeiro período por 18 a 15 e foram para o intervalo com uma vantagem de cinco pontos: 33 a 28.
O Sampaio chegou a virar o jogo no terceiro período, com as equipes se alternando na liderança até o Campinas reassumir o controle e sustentar o resultado até o fim. Alguns erros nos arremessos, especialmente de Iza Sangalli, impediram o Sampaio de se aproximar novamente no placar, que estava 50 a 47.
Os erros do Sampaio continuaram e o Campinas aumentou a vantagem para 52 a 47 com três minutos restantes no último período. Isadora Souza também teve uma boa atuação, e com menos de seis minutos para o fim do jogo, o Campinas mantinha o controle do marcador, com 56 a 51. O técnico do Sampaio, Bruno Guidorizzi, pediu tempo para tentar reverter a situação.