Mais de 11 mil policiais militares estarão a postos para atuar durante o período eleitoral no Maranhão. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), em coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (28), realizada na sede da instituição, na Vila Palmeira. Na quinta-feira (29), cinco mil policiais militares se deslocam para cidades do interior do estado, onde permanecerão até segunda-feira (3). O plano de segurança atende todos os 217 municípios maranhenses.
A Polícia Militar executa a Operação Impacto, com abordagens, policiamento ostensivo e preventivo e ainda, orientando e informando sobre procedimentos a serem adotados no dia de votação. A ação é realizada em bairros, grandes avenidas e áreas comerciais na Região Metropolitana de São Luís e nos interior. O trabalho inclui ainda, monitoramento preventivo contra crimes eleitorais – compra de voto, boca de urna e outros – conta com apoio dos batalhões de cada região.
A Polícia Militar destacou equipes especializadas para diversos municípios do interior. Foram destacados militares do Batalhão de Operações Especiai (BOPE), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Choque, Centro Tático Aéreo e Batalhões de Polícia Militar com ações diárias. Foram priorizadas regiões mapeadas com maior risco de incidência de criminalidade.
Bombeiro
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) ficará responsável pela guarda das urnas em 164 sessões de votação no estado. Os batalhões estarão de prontidão, já a partir de sexta-feria (30). No sábado (1º), o trabalho se concentra na guarda das urnas, que prossegue até a noite de domingo (2), após as votações.
Perícia
A Perícia Oficial do Maranhão também ampliou o efetivo para este período. As equipes são multidisciplinares formadas por peritos, enfermeiros, auxiliares de perícia médico-legal e técnicos de radiologia, enfermagem e laboratorial. O órgão terá reforço diferenciado em Timon e Imperatriz, onde mantém núcleo completo de perícia.