Um projeto que visa a distribuição de absorventes como política de combate à pobreza menstrual vai ser realizado nesta sexta-feira (15), no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, às 9h30. Ao todo, a medida visa alcançar aproximadamente 163 mil meninas matriculadas em escolas da rede pública estadual, nos 217 municípios maranhenses.
De acordo com o governo do Maranhão, a ação visa combater a chamada pobreza menstrual, que afeta estudantes de famílias com baixo poder aquisitivo em todo o Brasil, por conta da carência de acesso a produtos para uma boa higiene no período da menstruação.
Serão distribuídos oito absorventes higiênicos por mês para cada estudante, totalizando 1,3 milhão de itens distribuídos mensalmente, por um período de 12 meses. “Por determinação do governador Flávio Dino vamos combater esse problema que coloca em risco a saúde física e mental de meninas e causa a evasão escolar. Enfrentaremos essa dificuldade com uma política pública séria, que melhorará a qualidade de vida de muitas meninas que não têm acesso a esse produto de higiene”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.