Nesta sexta-feira (4) e sábado (5), moradores das cidades de Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Luís Domingues e Carutapera, terão acesso a consultas para diagnóstico do glaucoma. A iniciativa também vai garantir distribuição de colírio, usado no tratamento da doença. A agenda integra o Programa do Glaucoma, idealizado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O programa tem o objetivo de facilitar o acesso de pessoas de baixa renda, a consultas e exames para detecção e tratamento do glaucoma. As ações são realizadas mensalmente e de forma descentralizada, em municípios das 19 regionais de saúde do Maranhão. Os atendimentos são realizados em endereço e horário específicos.
Para ter acesso aos serviços do programa, a pessoa deve apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.
O Programa do Glaucoma tem como destino os usuários do SUS, considerados grupo de risco. São eles: pacientes cujos parentes são portadores da lesão ocular, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia.
Agenda:
Sexta-feira (4)
– Amapá do Maranhão: a partir 8h, no Hospital Municipal de Amapá do Maranhão (Rua da Medicina, s/n, Centro).
– Cândido Mendes: a partir das 14h, no Centro de Saúde Cândido Mendes (Praça Senador Cândido Mendes, Centro).
Sábado (5)
– Godofredo Viana: das 8h às 10h, na Escola Estadual Benedita Jorge (Avenida Teófilo Viana, em frente ao Armazém Paraíba).
– Luís Domingues: das 10h30 às 12h, na Unidade Mista Floriano Catarino Matos.
– Carutapera: das 14h às 16h, na UBS Jaime Enrique Bassanini Matuk (Rua Epitácio Cafeteira, s/n, Bairro Santa Luzia).